11/02/2016

Desenvolvimento Humano em 2014 (IDH)

A 14 de Dezembro de 2015 foi publicado os dados relativos ao Desenvolvimento Humano de 2014. Fazendo a comparação com os dados demonstrativos do ano 2013 poderão-se verificar, assim de relance,  que houve algumas melhorias, na América do Sul (Brasil e Venezuela). 
Já África é um caso de algumas subidas (ainda que não mostre resultados positivos, como é o caso da República Democrática do Congo, Moçambique, Burkina Faso, Guiné, mas também de descidas como é exemplo a Líbia. 
Também a Ásia mostrou algumas melhorias, como é o caso da Mongólia, do Irão, mas também de algumas quedas, caso da Coreia do Norte e da Síria. 
A América do Norte e Oceânia apresentam resultados semelhantes nos dois anos em questão e na Europa os países do Norte, designadamente o Reino Unido e a Suécia, pode-se verificar uma melhoria.
Haverão outros países em que haverá subidas e descidas (mesmo dentro do mesmo nível) mas que não é possível percepcionar nestes mapas, e que os dados das listas darão uma visão mais pormenorizada. Mas, em geral, o resultado parece ter sido positivo, principalmente se se tiver em conta a crise económica e monetária (e política) à qual nos últimos anos o Hemisfério Norte tem tentado sobreviver,  à pressão que a guerra no Norte de África tem exercido sobre as populações sobre os países diretamente atingidos, assim como a uma Europa que se encontra perante um desafio aos seus próprios princípios democráticos e humanitários.







Quanto aos países pertencentes à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), os resultados são:

Para ver os dados relativos aos outros países, basta clicar no link - Lista de Países por IDH




Sem comentários:

Enviar um comentário

Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...