01/12/2015

Óreas


Na mitologia grega, Óreas (em grego antigo Oὔρεα, Oúrea, de οὔρος, oúros, ou ὄρος, óros, "montanha") eram os deuses das montanhas, espíritos rústicos representantes das montanhas, filhos de Gaia, por partenogénese, sendo portanto irmãos de Urano (o Céu) e de Pontus (o Mar) pertence às divindades gregas primordiais, que foram os primeiros deuses e deusas elementares, filhos de Gaia.
Cada montanha tinha o seu próprio deus, representado frequentemente como um velho barbado, que se erguia entre os picos íngremes da sua montanha.

Entre os Óreas encontram-se:
  • Atos - uma montanha da Trácia (norte da Grécia).
  • Citerão - era o deus-montanha da Beócia (na Grécia central). O Monte Citeron atravessava as fronteiras da Beócia, Megaris e Atica. Pode ter sido identificado como Nysos, o pai adotivo de Dionisio.
  • Etna -  Aitna (ou Aetna) era a deusa do monte vulcânico na Sicília, sul da Itália. Junto com Zeus, era a mãe dos Palicos, deuses dos géiseres térmicos. O Gigante Tifeu ou Encelado foi enterrado sob seu corpo, onde suas inquietas voltas causam terremotos e derrama a lava ardente. 
  • Hélicon - era o deus-montanha da Beócia (na Grécia central). O seu pico estava no oeste da Beócia perto da Fócida, e era famoso pelo santuário das Musas. Entrou em um concurso de canto com seu vizinho o Monte Citeron. 
  • Nysus - um velho deus rústico ou Sileno que fez sua morada no mítico monte Nysa. Lá foi-lhe confiado os cuidados do jovem deus Dionisio, quem ele criou com a ajuda de suas cinco filhas, as Nysiades. A montanha que Nysos morava era tradicionalmente identificada como o Monte Citeron na Beócia. Seus vales no sul, conhecido como os campos Nysianos, foi o local do rapto de Persephone nos Hinos Homéricos. O deu Nysos era provávelmente o mesmo que um Sileno, que foi o pai adotivo de Dionisio, e era provavelmente também identificado como o deus-montanha Citeron.
  • Olimpo - ou Olympos a morada dos deuses olímpicos e a montanha mais alta da Grécia, situada na Tessália.
  • Olimpo II -  Era um deus-montanha na Frigia, Anatólia (atual Turquia) e deus da Frigia. O monte frigio Olympos não deve ser confundido com o Monte tessaliano do mesmo nome Olympos, lar dos deuses olimpianos.
  • Óreos - deus da montanha Othrys, em Malis (sul da Tessália); a montanha foi usada pelos Titãs na Titanomaquia.
  • Parnes - uma montanha da Beócia.
  • Parnaso - no centro da Grécia, consagrado a Apolo e morada das musas.
  • Tmolos - uma montanha da Lídia (na Anatólia). Foi apontado como juiz de um concurso de musica entre Apolo e Marsyas ou Pan.




Fontes
http://luciogeller.blogspot.pt/2011/12/oreas-deuses-montes.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93reas
http://vamosestudarcsj.blogspot.pt/2013/04/personagem-mitologico-de-hoje-os-oreas.html


Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...