01/12/2015

Dóris

Segundo a mitologia grega, Dóris, cujo nome representa a recompensa do mar é uma das três mil oceânides, divindades aquáticas. As oceânides são filhas do titã Oceano e de Tétis, que representa a fecundidade feminina no mar.

Dóris tornar-se-á a esposa de Nereu, chamado "o velho do mar". Nereu é filho de Gaia, a Terra, e de Pontos, a onda marinha. Da união entre Dóris e Nereu nascerão as Nereidas (uma delas é Tétis, que será a mãe de Aquiles), divindades marinhas. Para além destas cinquenta filhas, Dóris ainda conceberá do esposo, o jovem Nérites. Este, dotado de grand beleza, virá a ser amado por Afrodite. Mas, por não querer seguir a deusa, ao querer abandonar o reino dos pais e é metamorfeseado numa concha. Desta forma, permanecerá para sempre junto da mãe, Dóris.


O nome Dóris é uma ligação entre duas palavras --dôron, "dom" or "doação," e zôros, "pura" e "não misturada." Zôros era frequentemente usada para descrever água doce e a partir dela foram derivadas palavras, tais como zôrua "um cano de água corrente" e zôrux "um canal ou condutor de água."



Fontes

Wikipédia
Vamosestudarcsj.blogspot

Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...