01/12/2015

Centauros


Na mitologia grega, os centauros (em grego Κένταυρος Kentauros, "matador de touros", em latim Centauros) são uma raça de seres com o tronco e cabeça humanos e corpo de cavalo. As suas origens remontam, provavelmente, ao segundo milénio a.C.. Não se sabe, ao certo, se foram os Hititas, os Gregos de Tessalónica ou os Trácios, os criadores desta figura mitológica.
São vistos como os guardiões das fronteiras e caçadores das florestas. A sua arma principal é o arco e a flecha. Desempenham um papel muito importante, principalmente nas narrativas mitológicas gregas, onde são conhecidos pelos seus comportamentos violentos e selváticos.
Acompanham, frequentemente, o deus Dioniso, deus do vinho e do prazer.
Os centauros viviam nas montanhas da Tessália e repartiam-se em duas famílias:
  1. Os filhos de Íxon e Nefele, que simbolizavam a força bruta, insensata e cega. Viviam originalmente nas montanhas da Tessália e alimentavam-se de carne crua. Alternativamente, consideravam-se os filhos de Kentauros (o filho de Íxion e Nefele) e algumas éguas magnésias, ou de Apolo e Hebe. Conta-se que Íxion planeava ter relações com Hera, mas Zeus, o marido desta, evitou-o, moldando uma nuvem (nefele, em grego), com a forma de Hera.
  2. os filhos de Filira e Cronos, entre os quais o mais célebre Quirón, amigo de Herácles  e mentor dos heróis  Aquiles e Jasão. Estes, por sua vez, representavam a força aliada à bondade, o serviço dos bons combates.
Os centauros são muito conhecidos pela luta que mantiveram com os Lápitas, provocada pela intenção destes de raptar Hipodâmia, no dia da sua boda  com Pirítoo, rei dos Lápitas e também filho de Íxion. A discussão entre estes primos é uma metáfora do conflito entre os baixos instintos e o comportamento civilizado na humanidade. Teseu, um herói e fundador de várias cidades, que estava presente, inclinou a balança a favor da ordem correcta das coisas e ajudou Pirítoo.
Os centauros foram expulsos da Tessália, indo viver para o Épiro. Mais tarde, Herácles, matou quase todos os centauros.

Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...