30/11/2015

Hebe


Deusa da Juventude e de todo o vigor com ela implicado, Hebe é filha de Hera e Zeus e herdeu da mãe o presídio sob o casamento: Hebe é a Deusa das noivas jovens. Por ter o privilégio da eterna juventude, representa a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de Ares depois das batalhas, ajudava Hera a atrelar o seu carro e servia o néctar e ambrósia aos deuses.

No entanto, inundada do fulgor da juventude, ela entornou acidentalmente um pouco de ambrósia sobre um Deus e foi imediatamente removida do cargo. Zeus viu nisto uma oportunidade e pôs o seu amante Ganimedes no lugar da filha, para assim o proteger da sua mulher, Hera. Outra versão, diz que a jovem deusa caiu de forma imprópria e, sendo alvo do gozo dos outros deuses do Olimpo, recusou-se a servi-los.

Como aquela que alimentava os Deuses, Hebe é vista também como a Deusa da Imortalidade, aquela que concede a força com que os Deuses não envelhecem e permaneçam na sua imagem arquétipa, que seja de adolescente, como em Eros, de jovem, como em Apolo ou Artémis, de adulto, como Deméter ou Héstia, ou de pessoa madura, como acontece com Zeus ou Poseidon. Para além disso, é também a ela que os mortais recorrem para obter juventude, quer seja para a manter quer para obter um rejuvenescimento, o que faz de Hebe, uma das Deusas da beleza. Devido a isto, Hebe era frequentemente associada a Afrodite, quer como sua companheira ou sua mensageira, que ao oferecer a juventude, espalha também as paixões associadas a ela e a beleza. Mas permanece também sempre associada à sua mãe, Hera, cuidando dela e dos seus filhos. Finalmente, encontramo-la ligada intimamente a Héracles, o seu marido. O seu culto é, na maioria das vezes, sempre misturado com o destes Deuses e raramente individual

Possuía, no entanto, um templo e culto só para ela em Flios, no Sul da Grécia. Aí era chamada com o epíteto de Ganymeda e não possuía qualquer imagem de culto, o que é bastante invulgar. Em Flios a Princesa era também venerada como a que perdoa os que suplicam por perdão: criminosos ou pessoas que procurassem expiação no seu templo eram perdoados pela Deusa e livres de todos os crimes.

É possível, segundo Aelian, que os seus animais sagrados fossem o galo e a galinha, que eram mantidos no templo em honra de Hebe e Héracles. Provavelmente o galo será sagrado a Heráclrs e a galinha a Hebe, já que o complexo sagrado era contituído por dois templos e as galinhas eram alimentadas no de Hebe, existindo uma corrente de água entre os dois templos para que não haja galinhas no de Héracles nem galos no de Hebe.

Um dos seus epítetos era Basileia, a Princesa, e a deusa era muitas vezes chamada assim, sem qualquer outra referência a quem se tratava, o que faz dela a Princesa dos Deuses. Outro título, Dia, a Brilhante, ou "a de Zeus", reforça isto, já que este título pertencia também a Zeus sob a forma de Dios. Outro título seu, Ganymeda, significa "a Princesa que faz felicidade" indica também a sua ascensão real.

Na peça de Euripides, Heracleidae, Hebe concede o desejo de Iolaus de se tornar novamente jovem, de forma a poder lutar contra Eurystheus.

Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...