30/11/2015

Hades

Deus do mundo inferior e dos mortos (equivalente ao deus romano Plutão, cujo significado era o rico). Hades tanto servia para designar o deus quanto o reino deste. Deus da segunda geração, filho de Cronos e Reia.
Muito conhecido pelo rapto de Perséfone, de quem se enamorou e que tinha sido prometida ao deus pelo irmão deste, Zeus, sem que a mãe de Perséfone, Deméter, fosse consultada. Terá sido fiel à deusa, no entanto, nunca tiveram filhos. A simbologia desta união coloca em comunicação duas das principais forças e recursos naturais. a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar as sementes - vida e morte. 
Como o senhor implacável e invencível da morte, Hades é o deus mais odiado pela humanidade, como registou Homero (Ilíada 9.158.159). Platão acentua que o medo de falarem o seu nome, fazia com que se usassem eufemismos como Plutão.
Segundo os antigos o mundo estava dividido em três partes, tendo Zeus feito a divisão por sorteio entre si e os seus irmãos. a Zeus coube a Terra e o Céu, a Poseidon coube os mares e os rios e Hades ficou com o domínio sobre o mundo subterrâneo e os seres das sombras.
Juntamente com Perséfone, Hades não governava apenas as almas dos mortos, tendo o casal igualmente um papel de juízes da humanidade depois da vida. Eram auxiliados por três heróis que foram, em vida, reconhecidos pelo seu sentido de justiça e sabedoria: Minos, o irmão deste, Radamanto e Éaco que, numa versão mais tardia, era o responsável pelas portas do mundo inferior.
Embora Hades fosse fiel à esposa, houve duas vezes em que se enamorou. Da primeira vez foi por Minta, ninfa que habitava o Submundo, e mantinha um relacionamento com Hades, apenas interrompido pelo casamento do deus com Perséfone. Numa tentativa de recuperar o amor do deus, a ninfa começou a vangloriar-se, dizendo que era mais bonita que a rival, Perséfone, despertando, assim, a fúria de Deméter, a qual, em punição, fez surgir em lugar da ninfa a menta. De outra vez apaixonou-se por Leuce, filha de Oceano, que foi transformada pela Rainha do Submundo no álamo prateado.
De acordo com o Dicionário da Biografia e Mitologia Grega e Romana, Hades seria o progenitor de Zegreu (segundo Ésquilo, era o próprio Zeus do Submundo e assemelhado a Hades), Macária, as Erínias e Melinoe.

Desejo

«O condenado à morte deixou transparecer uma alegria comovida ao saber do indulto. Mas ao cabo de algum tempo, acentuando-se as melhora...